Migrando contatos do Nokia Ovi para o Android

Depois de trabalhar com cinema resolvendo milhões de coisas na rua passei a anotar todos os telefone que eu uso na agenda, galera da produção, distribuidores, depósitos, gráficas, reboque, chaveiro, hoteis de um monte de cidades etc. Pior é que sempre acabo usando essas coisas.

Após furtarem o meu Nokia no Carnaval do Rio, eu tinha comprado um Motorola X119 que era uma porcaria e não consegui um programa para o PC em que eu pudesse fazer backup ou inserir dados de contatos e agenda nele. Ai cansei de ficar sem agenda e comprei um Samsung Galaxy Ace. Depois de quase uma semana pesquisando e quebrando a cabeça consegui uma solução para este problema, mas várias tentativas falharam.

1ª Tentativa
O Nokia Ovi, que é o programa desktop que sincroniza e guarda os dados do telefone pode exportar os dados para vcf (cartão de visitas) e os guarda na pasta do windows ‘user/contacts’. Só que eu não consegui fazer isso como nos tutoriais, aparentemente para exportar eu preciso do meu telefone conectado ao PC, mas como foi roubado, eu não posso exportar os contatos. Parece estúpido, ou é uma tentativa de monopolizar essas parcas informações mesmo… Nada feito.

2ª Tentativa e solução
Já no desespero, arrastei um contato diretamente do Nokia Ovi para a pasta ‘contacts’ e… mágica! Lá estava o contato. Como eu não queria perder mais uns dias procurando uma solução, arrastei um a um dos 300 contatos em uns 10 minutos. Tranquilo.

Próxima etapa: Salvar todos os contatos em um único arquivo
Não dá pra importar múltiplos vcf´s de uma vez no gmail e na pasta de contatos há uma opção ‘export’ que não funcionou para mim. Tentei de muitas maneiras, selecionando todos, selecionando somente um, nenhum, e sempre era exportado um único CSV, o meu próprio contato. O que me salvou foi o post deste cara, o procedimento é o seguinte:

  1. Abra o comando de linha do windows (run: cmd)
  2. Vá ao diretório de contatos, normalmente o users/seu nome/contacts.
  3. digite: “COPY *.vcf combinedfile.vcf” isso vai copiar todos os arquivos para um só.

Finalizando
Ai está uma coisa bem prática e fácil: todos os contatos do Android são contatos do Gmail. Aí voce só precisa na aba de contatos, importar este arquivo que voce criou e a mágica está feita.

Para otimizar a lista:
Na agenda do Android, peça para mostrar somente os contatos que possuem telefone. Para melhorar mais, gaste um tempinho e faça um merge dos contatos, assim eles são combinados por nome e a lista fica bem melhor e menor.

11 respostas em “Migrando contatos do Nokia Ovi para o Android

Deixe uma resposta

